quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Minhas alunas empreguetes.

Dou aulas de teatro em uma escola municipal de Fortaleza. A parte final da minha aula é para estimular a criação nas meninas e muita coisa legal sai.

Desde a semana passada, elas chegam na sala com alguma surpresa, como elas chamam. Elas ensaiam uma cena, sem que eu peça, nos outros horários e mostram para a turma. Fico muito feliz pois vejo o quanto elas estão envolvidas e interessadas.

Hoje, elas fizeram novamente, passaram a semana preparando uma cena e apresentaram para a turma, foi uma ótima apresentação, nesses momentos sinto que estou no caminho certo no âmbito educacional.

Depois da apresentação, íamos começar a nossa conversa final para encerrarmos e elas dão um grito: "espera tio, temos uma surpresa" três delas se trancaram no banheiro ficaram uns dez minutos, eu e as outras alunas esperando. Depois de muita gritaria das outras alunas, por estarmos passando do horário, elas saíram do banheiro, com uma roupa mais arrumada, cabelos presos em rabo de cavalo alto, gel, maquiadas e o melhor, com uma sombra dourada escandalosa!!

Nos sentamos e para a minha surpresa elas fizeram uma coreografia das empreguetes. Me diverti assistindo. Elas estavam sincronizadas com os passos e sem vergonha nenhuma em se mostrar, pelo contrário, vou até levar uns exercícios para baixar um pouco o ego de algumas delas antes que sejam maiores que eu.

Constatei que elas são engajadas em alguma coisa, dedicadas e isso me deu mais força para planejar minhas aulas das próximas semanas. Só fiquei pensando o por que das empreguetes. Sabe, todos sabemos que a Rede Globo nos entope do que ela quiser, foi assim desde sempre. até presidente já foi eleito pela força global.

Na minha sala de aula não! Esse pensamento veio na minha cabeça, mesmo que eu tenha me divertido com elas, preciso que elas pensem sobre quem forma e como forma a opinião delas. Decidi, semana que vem teremos aulas de vídeo com vários referenciais de teatro e arte para elas. Muitos vídeos vão rolar. Trechos de filmes e clipes. Alguém me indica um?

Um comentário: